Equilíbrio emocional: Como resgatar?

equilibrio

Quando vejo uma criança penso: suas atitudes e ações são naturais, fala , respira , faz uso do sistema de defesa e se comunica todo de forma natural e espontânea.  Pergunto: Como o ser humano perde esta naturalidade? Onde gera este desequilíbrio? em que momento?

Sabemos e entendemos que com as responsabilidades que nos impõe a vida, faz que percamos com o passar dos anos esta naturalidade, este equilíbrio emocional. Nos sentimos falsos, frustrados y desonestos. Tentamos ocultarmos e fingir ser o que não somos. Porque fazemos isso? Por falsas crenças, imposta pela família, pelo sistema, comunidade, igreja…etc.

Este sentimento de falta de autenticidade e uma necessidade de utilizar mascaras social para evitar que os demais percebam. Nos da muito medo que alguém descubra que no somos ou que pretendemos ser.

Por causa desta situação encontramos: Casamentos falidos, pessoas que vivem na mesma casa toda uma vida, para não separar pelo que “pensaram as pessoas”, a igreja a sociedade;  Jovens que fazem uso de adições para adaptar-se a um grupo social, “fazer parte”;  Pessoas estudam e fazem o que não gostam; Trabalham com o que não amam e gente que esta completamente a deriva, não tem a mínima ideia de onde estão e para onde vão. Toda esta insatisfação provoca um enorme desequilíbrio emocional interior e social.

“O segredo do sucesso não é fazer o que se gosta, mas sim gostar do que se faz.”

Cecilia Meireles

Sei que é um assunto muito complexo e podemos fazer varias reflexões. Os aspectos que tratarei é para resgatar um ser humano, recuperar este equilíbrio emocional para que possa encontrar o seu caminho ao sol.

1 – Cuide das palavras

A palavra tem o poder de criar. É um dom que nos concedeu Deus. Na bíblia, no Evangelho de João, diz:  ” No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus” Com a palavra você pode fazer uso do poder criativo, sua intenção se manifesta a traves da palavra. É uma força, constitui poder,  que tem para expressar e comunicar, para pensar, como consequência para criar todo os acontecimento de sua vida. Esta magia é tão poderosa que com a palavras você pode mudar uma vida ou destruir milhões de pessoas. Todo ser humano é um feiticeiro, e por meio da palavra, pode enfeitiçar alguém ou livrar alguém de um feitiço. Você foi educado pela palavra. Sei que é uma tarefa desafio cuidar de cada instante, de cada palavra que você esta falando para você mesmo e para outras pessoas, este é o melhor caminho que encontrei para resgatar o equilíbrio emocional, cuidar do que se pensa e decidir o que se quer.

2 – Leve as situações na esportiva

Aconteça o que aconteça ao seu redor, leve tudo na esportiva.  Imagine que você vai pela rua, encontra com outra pessoa que te diz: “Você é um(a) estúpido(a), sem conhecer você. Si você acredita, talvez acredite que realmente seja um(a) estúpido(a) e dirás: “Como ele sabe? Caso contrario  vai permitir que o veneno  te aprisione. Vai atuar contra você mesmo, com raiva, ódio, fúria, cólera…Todos vivemos em nossos sonhos em nossa mente. O seu ponto de vista vai sair exatamente de acordo com o que você tem programado ai dentro desta cabeça. Si tem amor ficara em paz, si tem ódio vai atacar ou guardar este ódio para te ferir um pouco mais. Leve a vida na esportiva.

3 – Não faça suposições

Como julgar é nossa especialidade, também temos a grande tendência a supor sobre tudo e sobre todos. O problema é que quando supomos juraríamos que é verdade. Supomos o que os outros pensam ou fazem. Veja e reflita se todos as tristezas e dramas que você experimentou tinha as raízes, em algumas suposições que você fez. ou em coisas que você não levou na esportiva. Produzimos muito veneno emocional fazendo suposições ou não levando a vida na esportiva. Falar da vida dos outros é nossa especialidade em todas as culturas, umas mas que menos…eu diria que em todas, ao final somos seres humanos. Não suponha nada, na duvida pergunte. Com esta atitude você tira muito lixo do caminho e a sua vida se tona mais prazerosa.

4 – Faça sempre  o melhor que puder

A sociedade nos ensinas a ser melhores em tudo..melhores notas…melhores faculdades…bla..bla…bla.. Não falo disso. Aqui não existe competição. Fazer o melhor que puder como se fosse o ultimo dia de sua vida. Independente do resultado , continue fazendo o melhor que você puder, nem mais nem menos. Limita a fazer o melhor que puder em qualquer circunstância de sua vida. Não importa se você esta doente ou cansado(a), se faz sempre o melhor que puder, jamais te julgara a ti mesmo de modo algum. A vantagem de fazer o melhor que se pode é que você vivera com intensidade, será produtivo(a), estará mais disposto(a) com sua família, sua comunidade e sua profissão.

Aqui deixo estas dicas para você fazer o resgate emocional e redirecionar sua vida, com certeza as mascaras cairão e você terá uma vida mais plena e feliz tanto pessoal como profissional.

Tenho ferramentas que te ajudarão alcançar este objetivo.

Trabalho a sua medida e disponibilidade horária.  Com um contrato de confidencialidade e respeito.

Escreva ou ligue,  agende o seu horário.

coaching@ricardogiardino.com

Ricardo Giardino é orador e formador com mais de 29 anos de experiência. É Master Life Coach (Certificación Internacional en Life Coaching  por AIC, Asociación Internacional en Coaching y por la Escuela Europea de Líderes.)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s