Como enfrentar os problemas

Solucoes para problemas1

É a forma como vemos o problema o responsável, não o problema em si, que determina, se o problema tem solução ou não.

Para um problema sempre existe uma solução, talvez não se possa ver agora, mas tem…A grande verdade é que, não gosto da palavra “problema” sempre denota um situação que não temos controle e que, temporalmente não tem uma solução, portanto:  limita, sempre no sentido negativo. Alguém tem o teve um problema positivo? Verdade que não? Prefiro chamar os “problemas” de situações a enfrentar e que tem certamente uma solução, que talvez eu não esteja vendo.

1 – O que é um problema?

É uma situação que se pode fazer alguma coisa a respeito, se não se pode fazer nada, não é um problema é uma consequência e com uma consequência devo enfrentar e aguentar.

2 – Antecipar ao problema

A grande vantagem de antecipar um problema é que se pode atuar preventivamente, e no final se transforma em uma oportunidade. Um grande líder não trata os problemas com se fosse algo fora do normal, trata como algo normal.

3 – Enfrentar o problema

Fugir do problema não adiante de nada. Por isso, enfrentar é o mais recomendável, maduro e eficiente que se pode fazer. Esquecer, dar um tempo para ver se o problema vai embora por si mesmo. Os problemas quando deixamos eles sozinhos, eles pioram. Brigar com os problemas e a pior atitude que se pode ter, os problemas resistem. Para enfrentar um problema, olhe de frente, enfrente o problema de cara, não baixe a cabeça e seja realista.

4 – Determine o tamanho do problema

Determine bem o alcance, as dimensões do problema, quem afeta, quais as possíveis consequências. Entender todo o que envolve o problema ajuda a ter uma visão do alto, de fora, para compreender melhor, esta que pode ser uma grande oportunidade.

5 – Entender cada problema como uma possível oportunidade

Certo dia um homem que tinha uma loja e passava por dificuldades econômicas, ele recordava: chegou o rapaz da gás e cortou o serviço. Ele estava fazendo varias experiências importantes. Diante da raiva por ter ficado sem luz, ele começou a ler todo que estava relacionado com técnicas de gás e economia e resolveu intentar ver si a eletricidade se podia adaptar para substituir o gás e fazer concorrência com eles.

Este homem foi Thomas Edison, fundador da Edison General Electric Company, que mais tarde se converteu em General Electric.

Os problemas são o caminho para a criatividade, para criar soluções. Desejo que a partir de hoje veja os problemas de uma forma completamente diferente.

Escreva ou ligue,  agende o seu horário.

Telefone/ Whatsapp (71) 8545 4125

coaching@ricardogiardino.com

Ricardo Giardino é Coaching, consultor, formador com mais de 29 anos de experiência. É Master Life Coach (Certificación Internacional en Life Coaching  por AIC, Asociación Internacional en Coaching y por la Escuela Europea de Líderes.)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s