Verdadeiramente perdão é arte?

Imagem Pixabay
Imagem Pixabay

Nenhuma personalidade é impenetrável. Depende da chave que você usa. Augusto Cury

Perdão é arte? o que é arte?

Pode ser uma atividade humana, expressar sensações e emoções. Pode fazer arte quem tem e quem não tem criatividade. Esta arte é inata, as vezes esquecida, pode ser adquirida. O ser humano pode explorar de varias formas. A arte não é uma obrigação, é prazerosa, é virtuosa, muitas vezes invejável e idolatrada. Por esta senda, o perdão é uma arte, e por tanto, não é uma obrigação. Como toda arte,  pode se  beneficiar, o próprio artista e muita gente. A arte é viver a nossa essência, viver no amor, viver no perdão.

ressignificando esta arte…

“El perdón es una carretera de doble sentido: siempre que perdonamos a alguien, también nos perdonamos a nosotros mismos” LaTorre Prisilla

Perdoar é esquecer?

Se perdoar é esquecer, esquecemos e já não lembramos mais. Então, o que devemos perdoar? Eu esqueço e por isso não resta nada para perdoar. Tem sentido? O perdão é desprendimento de energia, exige uma boa memória e uma consciência da ofensa, para lembrar-se de todos os detalhes. Vale a pena? Com o perdão a magoa perde poder e a ferida ganha cicatriz. A questão muda de foco, então não é esquecer e sim resolver a questão dentro da gente. Porque se esquecida está,  o perdão já esta dado.

Perdoar é esconder?

Aprendi a expressar minhas emoções? Para que? Homem que é homem não tem emoções! Será verdade? Acho que devo ser de outro planeta. Melhor guarda-la, esconde-la, assim não mostro a minha fragilidade, macho não perdoa. Será? Ferido, evito as emoções, por não saber como lidar com elas. Uso o mecanismo de proteção (Aqui pra nós…coisa de troglodita, mas acabo fazendo isso) vou escondendo dentro de mim , que um dia eu resolvo. Este mecanismo provoca danos por muito tempo, talvez toda a vida. Como se fosse pouco, este mecanismo machista desencadeia doenças psicossomáticas, virando no final uma patologia. Simples, colocar luz ao fato, nas emoções, liberar-se é o melhor recurso e mais saudável para ambas as partes. Então, nada a esconder, nada de deixar para depois. Hoje é agora!

Para perdoar é preciso ter vontade?

Cá pra nós! Não existe uma formula mágica do perdão. Por mais arte que seja, se não aprender a olhar as emoções; levar em conta os sentimentos e ter vontade intrínseca (vontade que nasce dentro da gente). De nada vale! Este é um processo lento, requer paciência de ambas as partes, depende de vários fatores, das dimensões da ferida existente e da ferida provocada, da reação do ofensor, dos recursos pessoais disponíveis. Esperamos!!  Vontade e motivação nascem da sensibilidade, do coração quebrantado e da inteligência.

” Faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a você”. Jesus Cristo

O perdão deve ser uma obrigação?

O perdão é livre ou é uma prisão. O perdão perde sentido, se é uma obrigação imposta por quem quer que seja. Ensinar a perdoar é outra arte. Aprender a perdoar é parte desta arte. As partes precisam interiorizar-se, assimilar, digerir e encontrar ou não o momento do perdão. O perdão é mais que uma obrigação moral, é o respeito a si mesmo.

O perdão exige renunciar meus direitos?

O perdão é um ato de benevolência gratuito e não significa renunciar direitos. O livre arbítrio, o respeito, a individualidade, não são negociáveis. O perdão não quer justiça, não tem poder, não existem as lutas e as guerras. Isso não é fragilidade. É apenas uma opção mais entre muitas outras. Com o perdão mantenho a dignidade, a honradez e a sensatez.

I’m sorry ( Me perdoe, Perdona, perdón)

“Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima”. Buda

Tanta volta para resumir tudo no “ego”, medo, expectativa, projeção…com o fácil que é o perdão! Assim o perdão é uma arte, e a arte é inquestionável! Perdoa quem quer e quem pode…e nada de questionar!

Ricardo Giardino é orador, formador, facilitador, empresário. 1º Coaching Emocional do Brasil (Certificação Internacional em Life Coaching está oficialmente autorizado pela AIC, Asociación Internacional en Coaching e pela Escuela Europea de Líderes.)

Escreva ou ligue,  agende o seu horário.

Telefone/ Whatsapp (71)9 8545 4125

coaching@ricardogiardino.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s