Rigidez de pensamentos!

O_Mito_Procusto_Coach_GiardinoHoje a nossa conversa tem como base a mitologia grega. Vem comigo!

Procusto, também conhecido como  “Procrustes”,  “Procusto”,  “Damastes”  ou  “Polipémon”  é um personagem da mitologia grega, que faz parte da história de Teseu.

Procusto era um bandido que vivia na serra de Elêusis. Em sua casa, ele tinha uma cama de ferro, que tinha seu exato tamanho, para a qual convidava todos os viajantes a se deitarem. Se os hóspedes fossem demasiados altos, ele amputava o excesso de comprimento para ajustá-los à cama, e os que tinham pequena estatura eram esticados até atingirem o comprimento suficiente. Uma vítima nunca se ajustava exatamente ao tamanho da cama porque Procusto, secretamente, tinha duas camas de tamanhos diferentes.

Continuou seu reinado de terror até que foi capturado pelo herói ateniense Teseu que, em sua última aventura, prendeu Procusto lateralmente em sua própria cama e cortou-lhe a cabeça e os pés, aplicando-lhe o mesmo suplício que infligia aos seus hóspedes.

Fonte: Wikipédia

Rigidez de pensamentos!

Vamos refletir sobre a rigidez de pensamento. Como caracterizamos esta rigidez?

  • Quando se quer impor a opinião a outra pessoa ou grupo;
  • No momento em que se deseja que o outro faça o que se quer, da forma e do jeito que se quer;
  • Quando não se abre para outras possibilidades;
  • No momento em que não se permite a pluralidade;
  • Não saber ouvir o outro;
  • Entender a opinião do outro, não significa aceitar e sim respeitar. O desrespeito e rigidez.

Então, Analogicamente está sendo um Procusto. Sim, veja a história!

O que determina está atitude em algumas pessoas?

As pessoas e as circunstâncias que não se adaptam ao pensamento, estão fora do pensamento de rebanho. Deve ser excluída. A rigidez de não permitir a crítica, as pluralidades de pensamentos e a criatividade. Promove a intolerância e o desrespeito.

Eu sou a favor da liberdade de pensar, de agir e de fazer.Vou ensinar passos para você tomar consciência da rigidez e libertar-se!

  1. Mente Aberta – Ao estar disposta a visualizar diferentes critérios e opiniões com tolerância e respeito. Assim, estamos dispostos a respeitar as diversas possibilidades.
  2. Promover a críticaDestarte, LUCKESI (1992), sintetiza três passos do filosofar: (i) inventariar os valores vigentes; (ii)criticá-los; (iii) reconstrui-los. É um processo dialético que vai de uma determinada posição para a sua superação teórico-prática. Hoje com a tecnologia, recebemos uma grande massa de informações de todas as partes, com tendências disfarçadas de coerência e sensatez que no fundo é a crença de uma pessoa ou de um determinado grupo. Uma atitude crítica nos favorece ao discernimento de cada uma delas. Assim, se pode contrastar a veracidade e integridade. Isso permite questionar e não manipular uma informação.
  3. Inteligência Emocional – O perigo é a identificação com uma ideia e usá-la para esconder emoções feridas e não reconhecidas. Podemos ser vitimas de nossas emoções. Quando estamos trabalhando as crenças limitantes encontramos muitos mitos e elementos que afetam a nossa autoestima e nos limita para realizar nossos objetivos.
  4. O Interesse pelo conhecimento – A nossa cultura e as nossas diversidades os proporcionam uma grande possibilidade de diversidades, de liberdade e de pensamento de unidade e fraternidade. Quando mais me aproximo do outro e entendo e aceito, repeito. “Respeitar é deixar ser, não preciso mudar nada!” Coach Giardino
  5. Honestidade Pessoal – A rigidez nos faz sentir bem? Querer impor ideias é saudável? É prazeroso excluir pessoas diferentes? Que pensam e vê diferente? Você gostaria de ser excluído por pensar diferente? Por ser diferente? A incoerência é uma rigidez.

A grande verdade ninguém é igual. Por que queremos reproduzir robôs em nossos filhos, em nossos amigos, em nossos maridos e mulheres?

Quero propor um olhar verdadeiro para suas crenças. Está limitado sua vida? Quer sair desta rigidez de ideias e de pensamentos? Quer deixar de ser um Procusto?

Vem comigo!

Te desejo uma maravilhosa semana!

Coach Giardino
Coach de Pessoas
www.ricardogiardino.com
coaching@ricardogiardino.com

2 comentários em “Rigidez de pensamentos!

  1. A rigidez do pensamento é algo que aprisiona, impede a busca de novos caminhos e traz grande sofrimento. Durante um bom tempo fiz parte desse pensamento, onde a rigidez, e a imposição de regras eram constantes. Mas, hoje estou me libertando cada vez mais dessa rigidez com a mente aberta para o novo, sem me esconder atrás de regras que me façam permanecer no mesmo lugar. Confesso que estou bem melhor assim.

    Curtir

    1. Perfeito o seu comentário Ivonildes. A rigidez é uma prisão. E sempre temos a oportunidade de sermos livres. Aproveite e viva a sua liberdade sendo flexível com você e com o próximo e com as situações. O perfeito não existe! Parabéns!

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s