Uma questão de expectativas

Expectativas

Eu sempre pergunto as pessoas: de quem é a sua vida? É assim mesmo, a vida é sua, por isso te pergunto de quem é a sua vida?

Seus pais criam um series de expectativas, inclusive criou expectativas mesmo antes de você nascer. Esperam que você seja certo tipo de pessoa, que tenha comportamentos ”apropriados” e que você goste de certas coisas. Que façam as mesmas coisas que eles ou que tenham os mesmo gostos que eles.

Estas expectativas existem uma variação de pai para pai e de mãe para mãe.

 

Expectativa desastre:

 

  • Querem que você seja como eles. Eles gostam de leitura, desejam que você goste também; se foram bons estudantes, esperam que você também seja um bom estudante; E se não bebem bebidas alcoólicas, vão desejar que você não bebesse álcool.

 

Expectativa frustração:

 

  • Além de ser como eles, muitos pais vão esperar que você faça o que eles não fizeram ou não foram capazes de fazer (Missão tenha um câncer). É uma forma de colocar um peso e uma responsabilidade encima de você das frustrações deles. Se seus pais não tiveram a oportunidade de estudar, vão dar muita importância aos estudos e vão desejar que fizesse uma universidade.

 

 Expectativa Publicidade:

 

  • Todos têm um modelo pessoal de como funciona o mundo. Temos uma perspectiva de vida. Inconscientemente ele, seus pais, vão desejar que viva a partir das perspectivas de vida deles e que te comporte como eles se comportariam. Se seus pais acreditam que ser medico é algo prestigioso e desejável. Não vão entender que você queira ser escritora, ou que você queira ser uma Psicóloga. Imagina se você quiser ser cantora? Será para matar os dois juntos, no mesmo dia. Rsrsrs

 

Expectativa pensamento de rebanho

 

  • Todas as sociedades criam uma cultura não dita, mais exigida. Faz uma pressão social e isso faz com que os pais passem para você estas mesmas expectativas que eles compartem mais que são sociais. Existe uma cultura social de que o mais bem preparado, o melhor, e o aceito é o que tem uma graduação, sobe o status se tem uma pós-graduação; se tem especialização “é chinelo, não é a mesma coisa”, já é fera o mestrado. Veja você, seus pais vão desejar que seja o melhor sempre, porque se não vão e pensar que seu filho é menos que o outro.

 

A questão é a expectativa.

Você é você, seus pais são seus pais e por isso você pode e deve gostar de coisas diferentes e vai fazer coisas diferentes e vão agir de formas diferentes até mesmo em situações parecidas.

As expectativas de seus pais em você é o que eles querem que você seja e o que você faça. E ignoram a sua vontade, seus interesses, seus desejos, seus sonhos, sua essência.

Saiba, sempre vai existir este conflito. Cedo ou tarde vai encontrar situações em que vai ter que escolher entre o que é sua essência e o que é a vontade de seus pais, inclusive da sociedade.

Enquanto decidir por eles , você vai estar em terrível incoerência. A incoerencia provoca doenças emocionais. E quando decidir por você estará em paz até o momento que não queira agradar a outros.

 

Reflexão:

Quer sacrificar a sua felicidade para agradar?

Você deve algo a seus pais? O que?

Vai continuar com medo para poder agradar a todos?

Acredita que por tomar decisões diferentes vai ser rejeitada?

Prefere renunciar a seus sonhos, para ver outro feliz?

Estou escrevendo um livro. Vou a selecionar algumas historias de limitações impostas pela família e pela sociedade. Quero que você participe. Conte-me a sua historia e se for à escolhida ela vai entrar no meu livro.

Te desejo uma maravilhosa reflexão!

 

Coach Giardino

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s