6 dicas – Desenvolvendo a empatia com Coach Giardino!

Coach_Giardino_Empatia

empatia é, segundo Hoffman (1981), a resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação.

Para o dicionário do Aurélio a empatia significa a forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, ideia ou uma coisa.

Ser empático é uma das habilidades da Inteligência Emocional. Observo em meu trabalho como Coach que todos somos em essência empáticos. Por vários fatores (família, experiências, crenças, sociedade e etc.) esta habilidade inata ao ser humano se desenvolve de forma atrofiada. Em alguns momentos usamos a empatia se esta relacionada a uma culpa (Para entrar no céu tem que ajudar ou Deve fazer caridade para pagar os pecados) e em outros momentos escondemos  por questões de cultura (O que vão pensar se me verem aqui ajudando).

O  pesquisador de empatia Martin Hoffman vê o um desenvolvimento natural da empatia a partir da infância:

Uma criança de um ano de idade se sente aflita quando vê outra cair e começa a chorar; a relação é tão intensa que ela coloca a mão na boca ou esconde a cabeça no colo da mãe, como se tudo estivesse passando com ela.

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. 

Verso famoso da literatura inglesa. O sentimento de John Donne fala do cerne da ligação entre empatia e envolvimento.

Ser empático requer romper paradigmas e quebrar tabus. Onde o processo de interiorização do individuo colabora para desenvolvimento desta habilidade inata.

Robert Thorndike y Saul Stern identificaram três áreas distintas relacionadas com a inteligência social e uma delas esta relacionada com a motivação de si mesmo e dos outros.

Howard Gardner propôs a Inteligência Interpessoal que é a capacidade de compreender os outros: motiva como eles trabalham e a melhor forma de cooperar com eles.

Cury diz-nos que o “altruísmo é o reflexo da nossa humanidade, pois quanto mais altruístas somos, mais humanos seremos”. Para Cury,  um dos Códigos da Inteligência é pratica do altruísmo. Que é capacidade de se colocar no lugar do outro.

Daniel Goleman em Inteligência Emocional diz que a empatia é o reconhecimento de emoções em outras pessoas.

“A empatia emocional, sentir o que o outro sente e se preocupar com isso, tem raízes antigas na evolução.” Daniel Goleman em FOCO.

Como ser empático?

Quero compartilhar seis truques que desenvolvo com meus cliente para melhorar a atitude empática:

1 – Abandonar os juízos, prejuízos e julgamentos. Respeitar as pessoas como elas são e com as suas opções;

2 – Escutar com a mente, prestar atenção e mostrar interesse. Ouvir ruído é uma coisa, escutar com atenção é respeito pelo que estão contando, e não é suficiente saber como o outro sente, tem que demonstrar;

3 – Permitir a pessoa se expressar, deixar falar e não interromper no momento em que esteja falando. E evitar a dar conselhos.

4 – Ficar perplexa, descobrir, reconhecer e recompensar os avanços dos demais, mesmo que sejam pequenos avanços. Desenvolver esta habilidade vai favorecer a ambos. Isso demonstra interesse e preocupação com a pessoa.

5 – Opiniões se te pedem, seja ético, respeitoso com todos os envolvidos e é importante fazer sempre de forma construtiva. Ser sincera, sobretudo cautelosa com os comentários.

6 – Tolerância e Paciência significa ter predisposição para aceitar as diferenças, entender que o outro vê em uma perspectiva diferente, em um tempo diferente do seu.

A pratica da empatia vai te ajudar a colocar-se no lugar dos outros, a observar mensagens verbais e não verbais, e a compartilhar sentimentos. Vai colaborar com o seu crescimento pessoal de forma prazerosa e agradável. E mais, estará desenvolvendo sua Inteligência Emocional.

Prova! Vem comigo!

Coach Giardino

Master Coach

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s