Círculo da ansiedade ou o ciclo da ansiedade,  sete passos da ansiedade.

Por um momento pare para refletir!

Em que momento existe a felicidade? Se pode ser feliz no futuro ou passado?  Eu vou ser feliz! É uma frase bonita que pertence a um tempo inexistente. Eu fui feliz! É uma frase que me remete a outro tempo inexistente. Qual o tempo que existe? O presente. A felicidade só existe no aqui e no agora. Estar no presente é estar longe das neuroses da ansiedade.

E esse tal de ciclo e círculo?

Círculo é uma circunferência que pode ter um fim e sempre este fim esta no próprio circulo e o ciclo pode ser interrompido e que nos leva de volta ao estado inicial. Seja círculo o ciclo e voltar a patamares anteriores. O cachorro que corre atrás do rabo…

Primeiro passo deste ciclo é a ausência do presente. Sempre que se volta ao estado anterior está usando o passado. Estar no presente é oferecer a possibilidade de quebrar o ciclo.

Segundo passo deste ciclo é o medo de algo que foge ao controle e que só existe na imaginação. Sacrificar o presente por algo que é do amanhã é loucura.O medo é saudável quando me protege de algo real, quando é imaginário é patológico.

Terceiro passo querer controlar o futuro. Lugar incerto e inseguro. Querer controlar fatores externos é uma insanidade e pior que seja em um tempo que não existe (futuro).

Quarto passo deste ciclo é ativar o medo a não poder controlar o futuro,  aciona o sistema de defesa para proteger-se de algo que pode não aconteça. Imagina a química de proteção desenvolvida pelo corpo, ativada de forma desnecessária!

Quinto passo deste ciclo o corpo precipitadamente responde com a ansiedade. Uma forma física que o corpo responder a um sucesso futuro incerto.

Sexto passo deste ciclo o bloqueio. Paralisado e com medo o corpo não reage, por ser apenas um perigo imaginário. Com quem vai lutar? de quem vai fugir?

Sétimo passo deste ciclo é aumentar o medo e a ansiedade…

coach_giardino_ciclo_da_ansiedade

A insatisfação é gerada pela permanência no medo, provocado por uma expectativa de um tempo que não existe chamado futuro.

Se pode controlar o transito, os engarrafamentos? As grandes cidades mostram o caus e a incapacidade humana que administra o crescimento desordenado da população. Sofrer se chega ou não, sabendo que vai chegar, ou não… 

É possível prever como vai ser uma viagem de férias em todos os detalhes? Sim, no entanto será bem diferente da imagem criada pela ansiedade de ver este acontecimento.

Quando determinamos quando haverá a chuva, o calor? O homem domina com a tecnologia e sofre por um dia de chuva, por um dia de sol, como se dele dependesse o tempo. E muitas vezes esse homem depende do tempo, e sofre por não controlá-lo.

Ah! E o comportamento de alguém? Pode determinar como as pessoas vão agir ou atuar? As vezes se pode imaginar (julgar). As relações se destroem em um controle mentiroso de algo que ninguém pode controlar. Que é o comportamento do outro.

Desejar reconhecimento? Sua felicidade vai depender da opinião de outra pessoa? Tem certeza? O seu reconhecimento começa dentro de você.

Ter propósitos, sonhos e metas, é saudável, desejar crescer profissionalmente e financeiramente nos impulsiona  a ser melhores. Nada de ser melhor que o outro, nada de competição. O insano é acreditar que tudo que estou procurando seja a razão da minha felicidade.

A felicidade é intrínseca ao ser humano, uma vez consciente, desaparece a ansiedade, os medos e as ilusões. Feche o ciclo da ansiedade vivendo no presente. Planeje o futuro, deixe no papel e viva as ações presente para chegar ao seus sonhos.

Coach Giardino

Master Coach Internacional

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s