Quem cuida de você?

quem_cuida_coach_giardino

Gente grande pensa coisas de gente grande e gente pequena pensa coisas de gente pequena. Nos adultos sempre acreditamos que somente as crianças merecem cuidados e ternura, sim é verdade! Elas merecem cuidados e ternura. O que tenho observado é que necessitamos deste cuidado e desta ternura durante toda a vida.

Quem cuida de você?

A nossa tendência inconsciente é sermos igual, a medida de causa, a mãe e o pai que tivemos. É uma relação de comportamento, e que sem desmerecer a essência de cada um, somos uns repetidores de padrões. (Comportamentos adequados ou inadequados)

Conecte com o seu passado. Observe o comportamento de seu pai e de sua mãe. Faça uma reflexão sincera. Entendo, pode parecer loucura. Absorvemos tudo, como uma esponjinha, guardamos e reproduzimos. (Comportamentos se podem mudar, são hábitos. Nada de genético). Longe da ideia de procurar culpados, entendemos e oferecemos o  nosso perdão.

A diferença entre o cuidado que precisamos quando criança e o cuidado que precisamos como adulto é independência. Significa ser responsável por cuidar de si mesmo. Nos adultos temos a responsabilidade, que muitas vezes projetamos no outro, que é a de levar para dentro de si mesmo o cuidado interior.

Como temos dentro de nos os nossos pais? Lhes proponho um pequeno exercício:

O que eu aprendi com meus pais?

1 – Anote as coisas positivas que deseje cuitivar dos seus pais.

2 – Atitudes e comportamentos negativos que não quero repetir.

E si meus pais não foram perfeitos? Normal, ninguém é perfeito. Fizeram o melhor que puderam,  hoje você é quem você é graças a eles (talvez em parte, devido a outros fatores). Que tipo de pai ou mãe você quer ser para você? Para seus filhos? Para as outras pessoas?

Lembre-se você só pode cuidar de outras pessoas na medida em que você cuida de você.

A nossa sociedade sofre o reflexo das experiências em casa. Amor, medo, dialogo, autoritarismo, respeito, tristeza, cordialidade, violência, generosidade…  Queremos um futuro melhor para os nossos filhos? Precisamos aprender a cuidar da nossa criança ferida.

Um fraternal abraço,

Coach Giardino

Master Coach Internacional

2 comentários em “Quem cuida de você?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s