Medos que freiam o progresso humano

Talvez você não chame assim, rotule com outro nome ou mesmo outros aspectos. É possível imaginar que não te afete, no entanto, costumamos esconder atrás de muitas desculpas.

“Nossas crenças se transformam em pensamentos, os pensamentos em palavras, as palavras se tornam ações e estas ações repetidas se tornam hábitos. E estes hábitos formam nossos valores e nossos valores determinam nosso destino.” Mahatma Gandhi

Por exemplo, como é “difícil” deixar um trabalho, mesmo insatisfeito, ou mesmo quando não se toma as decisões para evitar todo o murmúrio e as lamentações. O que acabo de descrever são medos, que impedem o desenvolvimento de todo o seu potencial e de ficar bem consigo mesmo.

O medo da não sobrevivência 

É instintivo e infelizmente é o protagonista na vida de muitas pessoas, com a suposta “crise econômica”. É certo que devemos proteger aquilo que nos permite ter abrigo e alimento. É exatamente o que acontece quando não podemos ver além das nossas possibilidades, gerando uma limitação ilusória. Se prender a um trabalho, ou mesmo a uma relação de insatisfação, para prover, algo que se pode fazer de outras formas. É um suicídio.

Medo de rejeição 

Clássico da cultura latina. Tem tudo a ver com a opinião da outra pessoa. O que vão dizer e o que vão pensar. Irão me aceitar? Do medo ao êxito, a falar em público, ao se expressar em um idioma que não controla, geralmente o medo do ridículo. É comum encontrar em versões limitantes, como a não expressar ponto de vista diferente, buscar agradar a todos, a qualquer preço.

Medo do fracasso

É impossível fracassar usando parámetro próprio. É muito habitual sofrer, quando as referências são as outras pessoas, as regras socais e as religiosas. Também podemos encontrar em situações de dificuldade de assumir erros,quando existe a busca da “perfeição” exagerada ou mesmo quando busca o reconhecimento a qualquer preço. É paralisante, acima de tudo com a ideia de não errar.

Medo de perder poder

Somos seres sociais. Gostamos do reconhecimento, dos elogios e dos apoios. Ter poder e influenciar pessoas é algo delicado. As pessoas gostam de ter certo poder e exercer a capacidade de influenciar. Quando está necessidade é forte e limitante, é fruto do medo. Seu posto de responsabilidade, perder-lo doi? Necessidade de estar próximo de pessoas com poder. O poder é ilusório. O poder nasce da necessidade de controlar, mandar e manipular.

Medo das mudanças 

Neste medo, abrigam-se todos os medos anteriores e que caracterizam muitas pessoas. Observe, mudar de ideias, as vezes parece uma ameaça. Mudar é sempre uma possibilidade de ver caminhos diferentes. Da qual muita gente não quer e não está disposta a passar. Sair da zona de conforto é um grande desafio.

Qual é seu medo mais importante? Existem vários fatores: idade, posição hierárquica e autoestima. Defina o seu…

O medo insano é uma criação humana, inerente das próprias limitações. Fundamentalmente tem como base uma crença, reforçado pelos pensamentos, passam a fazer parte integrante do homem( e mulher) limitado.

O medo é parte integrante do sistema de defesa, tem a função de proteger e nos livra de muitos males. Único medo positivo.

Qual o seu medo? Quais suas limitações?

Um especialista Life Coach pode te apoiar…

Coach Giardino

Executive & Life Coach

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s