O Espelho, Viver e Compreender-se por Meio do Outro

coach_giardino_espelho.jpg

Por Coach Giardino

Quando julgo uma pessoa, de quem realmente estou falando? de mim ou da outra pessoa?

Quando vejo que o outro foi agressivo comigo, me pergunto: e eu? Estou tendo uma atitude agressiva com o outro?

Ao receber carinho e atenção, logo me pego refletindo: onde estou sendo carinhoso e dando atenção ao outro?

“As pessoas só nos devolvem refletida a forma como nós somos.”
Laurent Gounelle

Perspectiva aparente

Ao pensar sobre a perspectiva do espelho, ao final a função do espelho é refletir, usando como metáfora, olhamos para o outro e refletimos o que somos. Isto é,  a principio terrorífico. Como posso ser o que vejo?

As interpretações, irão caminhar em função da perspectiva e da forma de julgar o que se vê. Com o um objetivo claro de abandonar toda forma de julgamento. Quando emitimos um juízo de valor, desejamos modificar o “objeto de olhar” para a nossa perspectiva, que não é a unica, senão a possibilidade de varias perspectivas.

Com isso criamos a realidade aparente. Se cria uma realidade por meio das interpretações das experiencias pessoais. Voltada exclusivamente para alimentar o próprio ego. Realidade em que esta aprisionada a maioria das pessoas.

Perspectiva relativa

É uma perspectiva que busca a analogia com o espelho. Utiliza o espelho do outro para trazer vida. Observamos os diversos aspectos do outro, que provoca um acolhimento exagerado (pena) um uma rejeição profunda (os estremos),  que estão relacionados com o nosso inconsciente, negados ou ocultados por atitudes e ações, sem uma consciência clara ou objetiva.

A Realidade

O mundo das perspectivas distorcidas, em que estamos presos, privado da realidade. Ensinando que o todo é ilusão e a realidade é um passo depois da distorção. Observar e reconhecer que as emoções, fruto de uma determinada interpretação é resultado de vários fatores, um deles, é a projeção da perspectiva no outro segundo os valores pessoais, aprendidos ao longo da vida.

A realidade onde tudo é possível, e nada existe. E o tudo, é uma criação singular de cada um.

Nascemos em uma família carregada de histórias, mesmo que não exista a consciência, nos mesmo escolhemos a nossa família. A chave que precisávamos, para colocar um fim ao sofrimento: por emoções desequilibradas, doenças, conflitos, perdas, desarmonias e mesmo o fracasso pessoal. Todo começa e finaliza na família.

“Mas eu o vi… Meu espírito sem calma era já de teu espírito um reflexo. Toda minha alma tomou o espaço da tua alma, e nela me vi como claro espelho”
Pedro Antonio de Alarcón

Na idade adulta, imaginamos que tínhamos deixado a casa de mamãe e papai, atrás ficou a figura materna e paterna. No entanto, a realidade nos mostra de outra forma, que ainda existem assuntos a serem resolvidos no clã familiar. Sem culpa, sem medo e sem julgamento, apenas consciência e perdão.

Como é possível que as coisas se organizem desta forma?

Existe uma verdade escondida? E as coincidências?

No trabalho, por exemplo, o chefe representa a imagem paterna, a sua forma de agir lembra muito o pai ou a mãe. Sem perceber, encontramos o marido ou esposa “ideal”, até o dia em que começa a se comportar como um dos nosso pais.

A vida e os acontecimentos, as pessoas que nos rodeiam, são reflexo claro do que somos emocionalmente, pelos nossos comportamentos, julgamentos e crenças (aquilo que determinamos como verdades).  Um espelho emocional e mental daquilo que esta dentro de nos.

Ver com esta perspectiva, pode modificar profundamente as nossas reações e relações. E, compreender que o outro é como é. Ou aceito como ele é, ou me mudo de lugar. Já é sabido que ninguém muda ninguém. O outro é apenas um espelho, para que eu possa aprender a cuidar de mim.

Coach Giardino

Executive & Life Coanching

Contato:

E-mail: contato@ricardogiardino.com

Tel.: 00 55 71 985454125

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s