PROMESSAS APRISIONADORAS

Por Luiz Mateus Pacheco,

❥ Quando o amor se transforma em cativeiro

A sedução perversa é narcísica: trata-se de projetar no outro o objeto de fascinação, o ideal de si, para depois despojá-lo, destruí-lo e assimilá-lo. Para tal, é preciso engendrar um cenário onde a felicidade prometida não exista sem o abusador: ele torna-se necessário e, portanto, estabelece-se uma relação de dependência.

Uma das mais poderosas estratégias de conquista perversa é a elaboração de promessas aprisionadoras. Através de uma leitura muito hábil de sua vítima, o manipulador desenha a esperança de uma felicidade incomparável e a leva a crer ser capaz de realizar seus maiores desejos. Conforme sonham juntos, toma possa desses pequenos tesouros da alma de sua vítima.

Trata-se de uma verdadeira fraude de amor.

Como a isca de uma nefasta armadilha, lança promessas vazias que são oferecidas toda vez que se torna preciso colocar a vítima de volta sobre seu domínio. Se existe um rompimento, deixa acreditar que tudo vai ser diferente se houver uma volta. A faz acreditar que o amor poderá mudar tudo, que será tudo diferente e melhor. A sensação é de que sempre existe algo a se recuperar. O afastamento ativa a impressão de perder o próprio Eu. Por isso, fica impossibilitada de escapar.

Para que a promessa perversa tenha êxito, entretanto, é necessário que ela jamais se realize por completo. Por isso, uma vez que o controle tenha sido reassumido, ela deixa de existir para dar lugar a um pesadelo. É como se escapasse dos lábios sem jamais ser possível prová-la completamente.

Descobrir que essa promessa é uma mentira e que ela raramente existiu para além do imaginário é libertador.

Coach Giardino

Executive & Life Coach

Coach Emocional

Contatos:

Tel.: (71) 985454125

E-mail: contato@ricardogiardino.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s