Adaptado Por Coach Giardino
“A base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que tem a sua importância, obrigatoriedade e aplicação exclusiva na educação básica. De caráter normativo, define os aspectos essenciais ao longo das etapas da educação básica, que colaboram com o Plano Nacional de Educação (PNE), tal como define o paragrafo 1 do artigo 1º da LDB – Leis das Diretrizes e Bases, Lei 9394/96″
“Estrutura da BNCC
Educação Básica
- Educação Infantil
- Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
- Bêbes 0 – 1a6m
- Crianças bem pequenas 1a7m – 3a11m
- Crianças pequenas 4a-5a11m
- Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
- Campos de experiência
- Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
- Ensino Fundamental
- Anos iniciais
- Anos finais
- Unidades temáticas
- Objetivos de conhecimentos
- Habilidades
- Áreas do conhecimento
- Competências específicas da área
- Componentes curriculares
- Competências específicas de componentes
- Ensino Médio (por definir)”
“Educação Infantil > Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
Conviver – Ensinar a criança a aprender a conviver com o diferente, com as diversidades que a nossa sociedade apresenta. A convivência com outras crianças, ou mesmo com os adultos, em grupos pequenos e grandes. Utilizando as diversas linguagens físicas ou intelectuais. Desta forma, ampliando o conhecimento de si, válido e importante na compreensão do outro, estabelecendo uma relação de respeito as diversas culturas e as diferenças entre as pessoas.
Brincar – Diariamente, de diversas formas, em diferentes espaços e com diferentes parceiros, as próprias crianças ou os adultos. Conhecendo e ampliando o seu universo cultural, desenvolvendo seu conhecimento, estimulando a imaginação e a criatividade, proporcionada pelas relações, extraindo os aspectos concretos e emocionais, corporais, sensoriais, expressivos, cognitivos e sociais.
Participar – Ser um agente ativo na participação do planejamento da gestão escolar, bem como, das atividades propostas pelo professor no dia a dia em sala de aula, tais como escolher as brincadeiras, os materiais e o ambiente. Desenvolvendo as diferentes linguagens e construindo conhecimento, em fim, decidindo e se posicionando diante das circunstâncias.
Explorar – Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola ou fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura em suas diversas modalidades: artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Expressar – Como sujeito participante do dialogo, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, duvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos por meio de diferentes linguagens.
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”.
Referência:
Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasilia – DF. MEC. 2018.
Coach Giardino
Coach Educacional
Mediador de Conflitos
Contato: (71) 985454125
contato@ricardogiardino.com
Um comentário em “Coach Educacional: BNCC e a Educação Infantil com Coach Giardino”