Coach Educacional: BNCC e a Educação Infantil com Coach Giardino

Adaptado Por Coach Giardino

A base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que tem a sua importância, obrigatoriedade e aplicação exclusiva na educação básica. De caráter normativo, define os aspectos essenciais ao longo das etapas da educação básica, que colaboram com o Plano Nacional de Educação (PNE), tal como define o paragrafo 1 do artigo 1º da LDB – Leis das Diretrizes e Bases, Lei 9394/96″

Coach Educacional - Giardino e BNCC (1)

“Estrutura da BNCC

Educação Básica

  • Educação Infantil
    •  Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
      •  Bêbes 0 – 1a6m
      • Crianças bem pequenas 1a7m –  3a11m
      • Crianças pequenas 4a-5a11m
        • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
        • Campos de experiência
  • Ensino Fundamental
    • Anos iniciais
    • Anos finais
      •  Unidades temáticas
      • Objetivos de conhecimentos
      • Habilidades
        • Áreas do conhecimento
        • Competências específicas da área
        • Componentes curriculares
        • Competências específicas de componentes
  • Ensino Médio (por definir)”

“Educação Infantil > Direitos de aprendizagem e desenvolvimento

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

Conviver – Ensinar a criança a aprender a conviver com o diferente, com as diversidades que a nossa sociedade apresenta. A convivência com outras crianças, ou mesmo com os adultos, em grupos pequenos e grandes. Utilizando as diversas linguagens físicas ou intelectuais. Desta forma, ampliando o conhecimento de si, válido e importante na compreensão do outro, estabelecendo uma relação de respeito as diversas culturas e as diferenças entre as pessoas.

Brincar – Diariamente, de diversas formas, em diferentes espaços e com diferentes parceiros, as próprias crianças ou os adultos. Conhecendo e ampliando o seu universo cultural, desenvolvendo seu conhecimento, estimulando a imaginação e a criatividade, proporcionada pelas relações, extraindo os aspectos concretos e emocionais, corporais, sensoriais, expressivos, cognitivos e sociais.

Participar – Ser um agente ativo na participação do planejamento da gestão escolar, bem como, das atividades propostas pelo professor no dia a dia em sala de aula, tais como escolher as brincadeiras, os materiais e o ambiente. Desenvolvendo as diferentes linguagens e construindo conhecimento, em fim, decidindo e se posicionando diante das circunstâncias.

Explorar – Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola ou fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura em suas diversas modalidades: artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar – Como sujeito participante do dialogo, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, duvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se  e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”.

Referência:

Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Conselho Nacional de Educação.  Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasilia – DF. MEC. 2018.

Coach Giardino

Coach Educacional

Mediador de Conflitos

Contato: (71) 985454125

contato@ricardogiardino.com

 

 

Publicado por

Coach Giardino

Paulistano de alma e baiano de coração, pedagogo, escritor e autodidata Coach Giardino deixou São Paulo com a família aos seis meses para morar em Salvador. Se profissionalizou em Contabilidade, Gestão Comercial e Executive & Life Coach, até que saiu pelo mundo sedento por ampliar seus horizontes. Viveu Barcelona, Girona e Tarragona provincias espanholas por aproximadamente 12 anos. Cresceu em meio à ruas nostálgicas de Salvador, tanto as antigas e as modernas. Curioso do desconhecido, do comportamento humano e ciente das muitas possibilidades. Protetor apaixonado das crianças e das mulheres, especialmente no Brasil e ao redor do mundo. Missão> Facilitar para que clientes reconheçam e se apropriem de seus potenciais internos e com base transformem seus sonhos em metas realizáveis.

Um comentário sobre “Coach Educacional: BNCC e a Educação Infantil com Coach Giardino”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s