Coach Educacional: A Estrutura da BNCC e as Orientações Para Reformar o Currículo.

Por Coach Giardino

O principal objetivo da base é proporcionar ao sistema educacional brasileiro uma imparcialidade, no que diz respeito ao direito de todos a uma formação integral.

A Constituição Federal brasileira do ano de 1988 diz:

Capítulo III
Da Educação, da Cultura e do Desporto

Seção I
Da Educação

                                       Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Se trata de garantir a todos os alunos, em todas as instituições de educação no Brasil, desenvolverem as competências gerais esperadas para cada etapa do ensino. A ideia principal, na etapa formação o curriculo promova o respeito as diferenças regionais, e que seja o começo de um educação integral.

                                              Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

§ 1º O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

§ 2º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

LDB – Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

                                                 Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

Qual é a orientação que surge da BNCC?

Veja como trabalhar com habilidade e competências.  Observamos como se desenvolve cada conceito na base: Campo de experiência, unidades temáticas, habilidades e  competências. 

① Campos de experiências:  Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

Educação Infantil – Direitos de crianças de 0 a 5 ano e 11 meses de aprendizagem e desenvolvimento.

√  Conviver

√  Brincar

√ Participar

√ Explorar

√ Expressar

√ Conhecer-se

Citados em nosso blog >Coach Educacional: BNCC e a Educação Infantil com Coach Giardino

Direito a aprendizagem –  estes são os compos de experiências 

  • O eu, o outro e o nós,
  • Corpo, gestos e movimentos,
  • Traços, sons, cores e formas,
  • Escuta, fala, pensamentos e imaginação,
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Coach Educacional - Giardino e BNCC (1)

② Unidades temáticas: Conteudos, conceitos e processos (Ensino Fundamental)

Áreas do conhecimento

  • Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa)
  • Metemática
  • Ciências da natureza (ciência)
  • Ciêcnias humanos (geografia e história)

Exemplo:

  • Língua Portuguesa – 1 ao 5 ano
Prática da linguagem objetos de conhecimento
Leitura/escuta (compartilhada e autonôma) ↗ Recosntrução das condições de produção e recepção de textos

↗ Estratégia de leitura

Produção de textos ↗ Plenejamento de texto

↗ Revisão de textos

↗ Edição de textos

↗ Utilização de tecnologia digital

③ Habilidade: É uma aprendizagem progressiva e continuada durante o processo de escolarização. Que o estudante deverá desenvolver.

Interpretando o código da habilidade

(EF15LP01)

EF ETAPA DO ENSINO (neste caso ENSINO FUNDAMENTAL)
15 ANO ou bloco de anos (neste caso, do 1º ao 5º ano)
LP COMPONENTE CURRICULAR (neste caso, Língua Portuguesa)
01 NÚMERO SEQUENCIAL (posição da habilidade no ano ou bloco de anos)

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressas, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP03) Localizar informações explicitas em textos.

④ Competências: É a capacidade de aplicar o aprendizado na vida real, seja conceitos, procedimentos ou atitudes. Ser competente é levar o aprendizado escolar para a vida.

O essencial das competências gerais contidas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular:

  1. Valorizar e utilizar os conhecimento histricamentes construídos sobre o mundo físico, social, cultural  e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de um asociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural.
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital. Bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemáticas e científicas, para se expressar e partilhar imformações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropiar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vistas e decisões comuns que respeitem o promovamos direitos humanos, a consciência socioambiental e o cosumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidarda sua saúde física e emocional preendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lifdar com elas.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidade, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivo, sustentável e solidários.

Na prática, por onde começam as mudanças com a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC?

√ BNCC – Organiza o sistema educacional brasileiro

  • Recursos didáticos
  • Currículo escola
  • Formação inicial e continuada de professores
  • Avaliação externas
  • Concursos de admissão

√ Os currículos

  • LDB – Lei específica da educação
  • PCN – não obrigatórios para construção do currículo
  • DCN – Obrgatórios para construção do currículo
  • BNCC – Obrigatórios para a contrução do currículo

Na contrução do currículo, o planejamento deve passar por uma reflexão sobre a própria práxis:

  • Aquilo que você já sabe
  • O que você precisa aprender
  • O que você faz muito bem
  • Aquilo que você ode fazer

Qual a sua importância na construção do curriculo

√ PPP da Escola

√ Plano de aula do professor

Resolução CNE/CP 2/2017 Art 19. Os programas e projetos pertinentes ao MEC devem ser alinhados à BNCC, em até 1 (hum) ano após sua publicação.

Orientações para reformar o currículo*:

1 passo: Conhecer

2 passo: Analisar

  • Proposta Curricular da Escola
  • Proposta pedagógica da BNCC

3 passo: propor

  • Adequações
  • Inclusões
  • Exclusões
  • Reorganização
  • Estratégias e metodologias
  • Planos de aula

4 passo: Formação continuada dos professores

Fonte ideias*: Grasiela Dourado,  Pedagoga, Especialista em Metodologia, Didática e Gestão de Pessoas

Coach Giardino

Coach Educacional

Mediador de Conflitos

Contato: (71) 985454125

contato@ricardogiardino.com

Referência: 

Brasil, Base Nacional Comum Curricular, Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf&gt; Acessado em: 21 de outubro 2018

Brasil, Constituição Federal do Brasil 1988. Disponível em:  <http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/10/docs/constituicao_federal_de_1988_-_da_educacao.pdf&gt; Acessado em: 21 de outubro 2018

Brasil, Lei das Diretrizes e Bases da Educação, Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf&gt; Acessado em: 21 de outubro 2018

Info escola – Navegando e aprendendo. Disponível em : <https://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/&gt; Acessado em: 21 de outubro 2018

Publicado por

Coach Giardino

Paulistano de alma e baiano de coração, pedagogo, escritor e autodidata Coach Giardino deixou São Paulo com a família aos seis meses para morar em Salvador. Se profissionalizou em Contabilidade, Gestão Comercial e Executive & Life Coach, até que saiu pelo mundo sedento por ampliar seus horizontes. Viveu Barcelona, Girona e Tarragona provincias espanholas por aproximadamente 12 anos. Cresceu em meio à ruas nostálgicas de Salvador, tanto as antigas e as modernas. Curioso do desconhecido, do comportamento humano e ciente das muitas possibilidades. Protetor apaixonado das crianças e das mulheres, especialmente no Brasil e ao redor do mundo. Missão> Facilitar para que clientes reconheçam e se apropriem de seus potenciais internos e com base transformem seus sonhos em metas realizáveis.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s