Coach Educacional: Inclusão – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Por Ricardo Giardino

Na busca da igualdade, promovida em meio às diferenças, tendo como desafio a equidade no sistema político educacional, em 2008 o Ministério da Educação apresentou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O documento oficial propõe a organização do sistema educacional nacional, estabelece objetivos claros e norteadores, que estabelece e oferece alternativas para superar as barreiras encontradas pelos coletivos “especiais”.

Dos vários objetivos propostos pelo documento, sem excluir nenhum e as suas respectivas importâncias, darei ênfase a “formação de professores para o atendimento educacional especializado; e demais profissionais da educação para a inclusão escolar”.

Tenho participado de algumas “semanas pedagógicas” em algumas escolas. Debatendo e discutindo, compartilhando experiências que colaboram com a formação dos profissionais.  E observo,  ocorre uma mudança de postura dos profissionais da educação, quando entramos em casos práticos, em soluções reais. Por isso, compreendo a importância da formação inicial e continuada.

A diretriz que norteia a Política Nacional de Educação Inclusiva tem sua atenção voltada para a organização, que significa: identificar, elaborar, organizar e testar os recursos pedagógicos, entre outros.

Exemplo: Criança de 9 anos, que frequenta assiduamente 4º ano (medida adotada em conjunto com a família, sem retenção), com diagnostico de autismo severo, com comprometimento cognitivo, apresenta comportamentos agressivos e com necessidade de medicação, em processo de alfabetização, com características do nível silábico (características de crianças do grupo 5).

A situação requer o envolvimento de vários profissionais, como: neuro, psicólogo, psicopedagoga, fono, dentro outros,  a professora. Para identificar os melhores recursos pedagógicos, será necessário um profissional que pesquise, identifique e elabore conteúdos, dentro da realidade do educando. Para ajudar no desenvolvimento da aquisição da língua escrita e falada. Diante do quadro, entendemos a importância do preparo e da formação dos profissionais da educação.

Sabendo que, um profissional qualificado para o exercício do processo, é capaz de enriquecer o trabalho e a própria práxis pedagógica.

Sendo assim, compartilho da importância da formação inicial, da continuada e do preparo dos profissionais para o exercício de uma educação inclusiva.

Para concluir, entendo que, como educadores, salvamos vidas, reconstruímos processos e oportunizamos rompimento de paradigmas, derrubamos barreiras que nos aproximam da vida. A formação reduz o caminho entre teoria e prática.

O que é Inclusão?

  • A inclusão tem o foco nas capacidades e potencialidades da criança;
  • A inclusão educativa esta voltada para a educação completa do indivíduo;
  • A inclusão interfere no sistema e provoca mudanças profundas;
  • A inclusão tem como base a equidade, a cooperação e solidariedade;
  • A inclusão educativa tem como centro as metodologias para facilitar o aprendizado;
  • A inclusão aceita cada pessoa como ela é, reconhecendo as características individuais de cada ser;
  • A inclusão oferece a cada pessoa o que ela necessita para poder aproveitar dos mesmo direitos de todos;
  • A inclusão busca enriquecer as diferenças;
  • A inclusão procura eliminar das barreiras que impedem de participar do sistema educacional, bem como, o social;
  • A inclusão compreende sem esconder as limitações, sabendo que elas são reais.

Coach Giardino

Coach Educacional

Contato: (71) 985454125

contato@ricardogiardino.com

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 . Acesso em 09.02.2019

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s