Blog

Planejamento Estratégico com Coach Educacional – Modelo de Sucesso

“O homem que comete um erro e não corrige está cometendo outro erro” Confúcio

Coach_Educacional_Coach Giardino

Recentemente O portal UOL Economia, utilizando dados estatístico  do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), descreve os impactos da recessão no fechamento de empresas.

Considerando as dimensões geográficas e o tamanho da nossa população, ter o fechamento de 64.368 empresas é um número que impressiona.

A Revista EXAME elenca os 20 principais em uma publicação do ano de 2015, que ainda é muito atual. São vários os fatores dos fechamentos (fracassos) das empresas:

  1. Aprender com os erros;
  2. Não mudar quando necessário;
  3. Esgotamento físico e emocional;
  4. Não usar sua rede de contatos;
  5. Questões legais;
  6. Falta de interesse dos investidores;
  7. Localização;
  8. Falta de paixão;
  9. Mudanças que deram errado;
  10. Desarmonia entre sócios e investidores;
  11. Falta de foco;
  12. Lançar produtos no momento errado;
  13. Não dar ouvidos ao cliente;
  14. Marketing pobre;
  15. Falta de um modelo de negócio;
  16. Produtos difíceis para o usuário;
  17. Problemas com o preço;
  18. Não conseguir competir;
  19. Não ter a equipe certa;
  20. Ficar sem dinheiro.

Gerir um negócio é complexo, requer preparo e uma aptidão. O desafio será engajar o Coach Educacional, para auxiliar os Gestores escolares a desenvolverem estrategias de negócios.

Como desenvolver uma modelo de negócio?

Planejamento_estratégico_Coach_Giardino_1

O Coach Educacional preparado por Coach Giardino aprende a utilizar ferramentas poderosas na construção de uma Escola forte, tanto no aspecto pedagógico, quanto no financeiro.

Planejamento_estratégico_Coach_Giardino_2

O primeiro momento de qualquer Planejamento Estratégico será definir o Setor de Atividade, a Missão, Valores e a Visão da empresa. Será a bússola do empreendedor na construção do empreendimento. É o sentido da existência do negócio.

 

Exemplo de Planejamento

Planejamento_estratégico_Coach_Giardino_3

O segundo momento, dando continuidade a reflexão. Pensar no melhor tipo de empresa, a forma jurídica, qual enquadramento tributário, se simples ou não,  o capital social disponível e a fonte de recursos.

Exemplo de Planejamento

O terceiro momento é dividido em  4 passo ou aspectos a serem analisados. Hoje, iremos pensar apenas no primeiro passo:

Planejamento_estratégico_Coach_Giardino_4

Como é o meu cliente? Qual idade? Homem ou mulher? Casado ou Solteiro? etc…

O Objetivo em preparar o Coach Educacional para esta ferramenta é a de elaborar um modelo estratégico, aplicado as instituições de ensino, por meio de uma metodologia simples, aplicável por qualquer pessoa, independente da formação acadêmica, que auxilie em um diagnóstico, e que gere um ou vários planos de atuação imediata. Seja um empresa nova ou já estabelecida no mercado.

Etapas do Estudo acompanhada pelo Coach Educacional

Etapa 1

Rodadas de entrevistas

Etapa 2 

Definição de Objetivos Planejamento Estratégico

Etapa 3

Formulação ou revisão missão, valores e visão

Etapa 4 

Avaliação da atividade; Analise de Mercado (cliente, comportamento, hábitos e onde estão); Estudo da concorrência; Fornecedores; Plano de MKT

Etapa 5

Estudar indicadores de viabilidade, Estimativa de faturamento mensal e anual, lucratividade, ponto de equilíbrio, rentabilidade e o prazo de retorno do investimento.

Etapa 6

Analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT empresarial); Planejamento de vendas (metas individuais e coletivas);

Etapa 7

Projeções dos custos, Organograma, ações de MKT, táticas e operacionais.

Etapa 8

Execução do planejamento estratégico

Para concluir, está é uma prática extremamente necessária no processo de Planejamento de qualquer empresa e uma etapa importantíssima do Orçamento Empresarial.

Se a sua empresa ainda não utiliza e deseja superar a possibilidade de um fechamento, mantenha contato e com Coach Giardino hoje mesmo…

Coach Giardino

Coach Educacional

Contatos:

Tel.: 00 55 71 985454125

E-mail: contato@ricardogiardino.com

 

Constituição 1988 – A Cidadania e a Educação Bancária.

Por Coach Giardino e Andressa Ribeiro

Compreende-se por cidadania o livre exercício dos direitos e dos deveres. No entanto, constatamos na prática que a apropriação caminha a passos lentos. A Educação Bancária, expressão criada pelo Educador Paulo Freire, ao referir-se ao formato de uma educação conteudista, sem reflexão e imposta. assim é a educação brasileira.

Nossa Constituição Federal de 1988, em relação à anterior, trás ampliação e sugere progresso no aspecto em desenvolvimento da cidadania. Em seu art. 205 diz: “a educação é direito de todos”.

Na prática ocorre: professores que não fazem planejamentos, repetindo assuntos, utilizam como metodologia o “quadro” e sem falar nos questionários.

O Educador e Professor Paulo Freire defensor de uma educação libertadora, diz: que a educação sem reflexão, descontextualizada, sem pensar e questionar, tem as características de uma Educação Bancária, conteudista, onde o aluno recebe o conteúdo como se um depósito fosse.

Para concluir, a Educação melhorou com o advento da constituição cidadã, estes últimos 30 anos refletem os varios aspectos desta melhora. No entanto, na prática há muito a se fazer. A Secretaria de Educação deve oferecer cursos de formação continuada aos professores; assim também, o próprio professor deve mudar a sua perspectiva e passar a ser em sala de aula um pesquisador e investigador da sua praxis. Desta forma começaremos a exercer o nosso direito à cidadania, do contrário é utopia.

Coach Giardino

Coach Educacional

Andressa Ribeiro

Estudante

71 985454125