PROMESSAS APRISIONADORAS

Por Luiz Mateus Pacheco,

❥ Quando o amor se transforma em cativeiro

A sedução perversa é narcísica: trata-se de projetar no outro o objeto de fascinação, o ideal de si, para depois despojá-lo, destruí-lo e assimilá-lo. Para tal, é preciso engendrar um cenário onde a felicidade prometida não exista sem o abusador: ele torna-se necessário e, portanto, estabelece-se uma relação de dependência.

Uma das mais poderosas estratégias de conquista perversa é a elaboração de promessas aprisionadoras. Através de uma leitura muito hábil de sua vítima, o manipulador desenha a esperança de uma felicidade incomparável e a leva a crer ser capaz de realizar seus maiores desejos. Conforme sonham juntos, toma possa desses pequenos tesouros da alma de sua vítima.

Trata-se de uma verdadeira fraude de amor.

Como a isca de uma nefasta armadilha, lança promessas vazias que são oferecidas toda vez que se torna preciso colocar a vítima de volta sobre seu domínio. Se existe um rompimento, deixa acreditar que tudo vai ser diferente se houver uma volta. A faz acreditar que o amor poderá mudar tudo, que será tudo diferente e melhor. A sensação é de que sempre existe algo a se recuperar. O afastamento ativa a impressão de perder o próprio Eu. Por isso, fica impossibilitada de escapar.

Para que a promessa perversa tenha êxito, entretanto, é necessário que ela jamais se realize por completo. Por isso, uma vez que o controle tenha sido reassumido, ela deixa de existir para dar lugar a um pesadelo. É como se escapasse dos lábios sem jamais ser possível prová-la completamente.

Descobrir que essa promessa é uma mentira e que ela raramente existiu para além do imaginário é libertador.

Coach Giardino

Executive & Life Coach

Coach Emocional

Contatos:

Tel.: (71) 985454125

E-mail: contato@ricardogiardino.com

Posicionamento de Pai e Mãe – Constelação Familiar com Bonecos

– Por Coach Giardino

Olhar pai e mãe, sob a perspectiva da Constelação Familiar Sistêmica, modificando o paradigma das relações humanas comuns, olhamos um contexto mais amplo. Tudo que percebemos, está relacionado a uma interpretação inadequada e simples, que foge a compreensão do Amor.

As dores são pequenos detalhes, que nos absorve e desvia o foco, do que realmente é importante no sistema familiar por observar.

Olhar com a perspectiva consciente do Amor, em aceitar os fatos como eles ocorreram, necessários para o crescimento e o aprendizado pessoal.

Bert Hellinger nos explica que pedir perdão ou desculpas, é de uma forma ou de outra, jogar a responsabilidade para o outro de nos perdoar ou desculpar.

O erro é uma interpretação, sob a perspectiva individual de cada um. O erro é irreal. O perdão é apenas uma palavra que carrega ou descarrega culpa. Assim sendo, não buscamos culpados. Longe de qualquer julgamento.

O nosso sistemas familiar obedecem leis claras, funciona pelo inconsciente coletivo, que abriga: dores, remorsos, culpas, exclusões e fatos escondidos. E sem perceber, colocamos a nossa própria vida para servir este sistema.

Sei que as vezes não é simples chegar a compreensão. Prisioneiros das próprias ilusões e dores, repetimos padrões e condutas por Amor ao sistema.

Não é simplesmente dizer para a mente e pronto. É necessário vivenciar as dores, permitir-se o medo, o desprezo, a rejeição, a raiva e o ódio. Devolver ao sistema o que pertence a ele e manifestar a plenitude da vida com a força do Amor.

Olhando a minha Constelação Familiar, a minha vida é somente um pequeno detalhe, dentro de todo o sistema. Muitas vezes pensei que tudo e todos estavam contra mim, na verdade, Deus, permitiu que as dores da família fossem curadas através da minha própria vivência. Estou nesta família e tenho a oportunidade de auxiliar na cura deste sistema.

Por amor profundo, sacrifiquei em nome de algo desconhecido ou de alguém excluído. No entanto, dando o lugar a cada um, pude vivenciar a compreensão do Amor verdadeiro do meu pai e da minha mãe, que me proporcionaram, independentemente das circunstâncias o melhor que puderam, muito Amor.

É indescritível a gratidão, quando se pode observar sob esta perspectiva. Se restabelece a paz interior. Sendo assim, continuo a jornada completo, em plenitude e em Amor.

Coach Giardino

Executive & Life Coach

Facilitador Sistêmico

Contato:

Tel: 005571 985454125

E-mail: contato@ricardogiardino.com