Coach Educacional

O que é o Coaching Educacional?

Uma abordagem inovadora, baseada na metodologia de coaching, procurando melhores resultados através da acção dos intervenientes, neste caso – alunos, professores e pais – já que este programa foi desenhado para o contexto escolar.

O porquê do Coaching Educacional?

Coach Giardino concluiu, após trabalho de pesquisa e análise, que um pouco por todo o mundo, existe uma preocupação relacionada com o facto dos sistemas de ensino estarem demasiado concentrados na transmissão de conhecimentos cognitivos, não existindo espaço para trabalhar as competências sociais e emocionais. Os últimos relatórios de organizações, como a OCDE e a UNESCO, referem a importância de capacitar social e emocionalmente os alunos, durante a escolaridade obrigatória.

Em Portugal, a necessidade de mudança também já se faz sentir e a prova disso está na publicação do Novo Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e das directrizes de flexibilização pedagógica. A alteração mais significativa está reflectida nas dez competências que os alunos devem ter, no final dos 12 anos de escolaridade obrigatória.

O novo perfil do aluno, a multidisciplinaridade – um início da mudança necessária.

Um pouco por todo o lado surgem novas iniciativas educacionais que tentam ir além da transmissão clássica de conteúdos, das métricas, dos rankings, procurando humanizar uma educação que se tornou demasiado estandardizada quando o seu público é tudo menos homogêneo.

É preciso encarar cada aluno como uma pessoa com necessidades específicas e que deverá, durante estes 12 anos, em casa e na escola, desenvolver as capacidades que lhe permitam ser um adulto confiante, pró-ativo, responsável e com autonomia para liderar a sua vida futura.

Porque desenvolvemos o Programa de Coaching Educacional?

Já há alguns anos que, em diversos contextos relacionados com o coaching, trabalhamos com jovens no desenvolvimento das suas competências sociais e emocionais. Este trabalho apaixonou-nos e permitiu-nos viver experiências fantásticas: jovens que construíram a sua autoestima e confiança, outros que descobriram tantas capacidades que julgavam não ter, outros ainda que ultrapassaram medos e saíram da sua zona de conforto na busca de novas experiências e aprendizagens.

Percebemos, através destas experiências, que desenvolvendo estas capacidades nos jovens, potenciávamos todas as expectativas de sucesso das suas vidas futuras e por isso havia algo que tínhamos de fazer para aplicar o nosso conhecimento e experiência em prol desta geração! A paixão e o acreditar levou-nos a construir este Programa de Coaching Educacional.

Como funciona o Programa de Coaching Educacional?

  • Projeto TIE – Trabalhando a Inteligência Emocional

Iniciamos este caminho com a concepção do modelo a que chamamos Projeto TIE e que visa o trabalho direto com os alunos em sessões de coaching (aulas grupais), semanais, de 40 minutos, durante todo o ano letivo. Nestas sessões trabalhamos dinâmicas, espaços de reflexão e diálogo, como forma   de        transmitir        pela experimentação o conhecimento de si próprio, o respeito ao outro, a comunicação não violenta, a gestão de emoções, definição de objectivo e como alcançá-los, liderança e pró-atividade, responsabilidade        social, entre    outros temas.

Este modelo foi testado em 2 turmas do ensino fundamental II da Escola Rouxinol em Salvador, desde o início deste ano 2016. O projeto piloto abrange cerca de 33 alunos que até ao presente momento têm respondido de forma muito positiva a esta experiência inovadora.

No terreno mais uma vez, cedo percebemos que o nosso Programa teria de integrar os outros intervenientes da educação – Pais e Professores.

A formação e educação duma criança tem de ser um trabalho conjunto de quem passa o tempo com ela. Pais e Professores não podem estar de costas, trocando culpas e acusações, mas sim,  unirem-se no esforço comum que é a educação e formação de um futuro adulto.

Adotamos o lema de “Coaching de mãos dadas com as Escolas” pois é nas escolas que os nossos jovens passam a maior parte dos seus dias pelo que deve ser nesse local que se devem reunir os recursos para promover com sucesso a educação necessária para fazer frente aos desafios do século XXI.

  • Professores +

As reformas no Sistema de Educação que estão a surgir assim como as situações menos agradáveis que têm acontecido em ambientes de sala de aula, entre professores e alunos e mesmo entre pais e professores facilmente nos levam a concluir que é preciso fazer algo eficaz e com resultados rápidos, sob pena de esgotamento total da classe docente.

“O que ouço, esqueço-me; o que vejo lembro-me; o que faço aprendo”  

Provérbio Chinês

A forma mais direta para trabalhar com os professores sará através de formações práticas, denominadas encontros pedagógicos, onde se procuram desenvolver em conjunto novas estratégia de gestão em sala de aula, a comunicação não violenta, dinâmicas inovadoras para motivar professores e alunos, novas formas de trabalhar a multidisciplinaridade, o beneficio das sinergias entre outras  com os alunos e principalmente com os Encarregados da Educação

Neste momento existem claros sinais de mudança que se querem reflectidos nos Sistema de Educação, flexibilização, transmissão de novas competências, trabalho interdisciplinar, entre outras novidades que todos os dias vão surgindo. Estes cenários provocam apreensão numa classe docente que já passou por centenas de alterações educacionais.

O nosso programa pretende também “dar a mão” a estes professores, fornecendo-lhes algumas ferramentas para que consigam manter-se confiantes e motivados no desempenho das suas funções, melhorando o retorno qualitativo do seu trabalho e procurando a melhoria contínua face aos novos desafios que lhes vão sendo impostos.

  • Pais +

Os pais do século XXI estão também eles exaustos por todas as fontes de pressão a que estão sujeitos, pela falta de tempo de qualidade, por não conseguirem comunicar com os seus filhos, pelos novos desafios que esta geração nos traz – podemos afirmar que se encontram em verdadeiro ciclo de desgaste.

O nosso Programa de Coaching Educacional também “dá a mão” aos pais fornecendo-lhes através de Workshops, cursos e mesmo sessões de coaching parental, ferramentas que permitam diminuir os conflitos geracionais e criar um ambiente familiar de crescimento e aprendizagem.

O primeiro Workshop de Parentabilidade – “Pais a beira de um ataque de…Amor” – Proximamente vai acontecer e trabalha os temas das linguagens de amor; empatia; comunicação assertiva e educar em liberdade.

Outros conteúdos encontram-se em desenvolvimento para que novos Workshops possam ser desenvolvidos pois tal como acontece com a escola, os pais têm de compreender que os novos desafios que os filhos enfrentam em pleno século XXI são significativamente diferentes dos que foram por eles ultrapassados. Precisam também de conseguir encontrar uma plataforma de diálogo sem julgamento para chegar ao mundo dos seus filhos para que estes não sejam “uns estranhos que moram lá em casa”.

O que se pretende com a implementação deste Programa de Coaching Educacional?

  • Desenvolver nos alunos, pais e professores a utilização da comunicação assertiva que, baseada na empatia, permita o entendimento num ambiente de igualdade das diferentes necessidades de cada um dos intervenientes;
  • Levar os alunos a descobrirem todo o potencial que detêm, desenvolvendo a sua autoestima, confiança, resiliência, liderança pessoal, entre outras, para que de forma activa procurem construir as suas vidas futuras;
  • Fortalecer as ligações do triângulo da educação: alunos-professores-pais, para que todos os intervenientes aumentem a sua satisfação e motivação de forma a permitir um crescimento e aprendizagem em conjunto;
  • Que a educação dum aluno seja um processo em que o mesmo também possa colaborar, fazendo escolhas de acordo com as suas necessidades ou vocações, sugerindo, inovando, desenvolvendo o seu pensamento crítico e a sua criatividade entre outras competências, sem que tais atitudes sejam mal compreendidas pelos professores e pais;
  • Aumentar a qualidade do ambiente de aprendizagem dentro da sala de aula, eliminando as faltas de respeito e a agressividade; aumentando o interesse e a participação; praticando a escuta activa entre todos; utilizando novas dinâmicas de transmissão dos conhecimentos cognitivos;
  • Melhorar o relacionamento entre pais e filhos, substituindo medos e culpas por confiança e partilha, adoptando uma comunicação assertiva para perceber e gerir as várias necessidades dos membros da família, negociar limites em vez de impor controlo, permitir que os filhos escolham e vivam as consequências das suas escolhas – fazendo as respectivas aprendizagens em conjunto;
  • Resgatar a valorização dos professores pelo seu papel fundamental na transmissão de conhecimentos cognitivos dinamizando momentos de partilha e mesmo lúdicos que permitam melhorar o relacionamento entre colegas, com os alunos e com os Encarregados de Educação.
  • Sensibilizar os responsáveis pelo funcionamento das escolas para a importância de abordagens transversais que envolvam todos os intervenientes na concretização dum objectivo comum – o sucesso educativo.

Este Programa de Coaching Educacional foi desenvolvido por Coach Giardino

Contactos: 5571985454125 contato@ricardogiardino.com