Coaching Ontológico

coach_ontologico

Coach Ontológico

A ontologia é o estudo do ser. O Coach Ontológico é o Coach do ser, como forma de produzir mudanças na percepção e no comportamento e em todos os aspectos da comunicação.

A forma de ser, idealizada pela realidade interna, Inclusive, a relação que a pessoa tem com ela mesma. A partir desta realidade interna, forma a nova realidade sobre o mundo exterior e como participa dele.

A forma de ser é uma interação entre três esferas da existência humana: linguagem, emoção e a fisiologia.

O Coach Ontológico se baseia em uma nova compreensão da linguagem e da comunicação. A essência consiste em ouvir e falar, sabendo que a linguagem é fundamental para criar a realidade.

A linguagem se utiliza para produzir resultados e gerar realidades. As pessoas atuam conforme compreendem esta realidade.

Ouvir é uma parte sempre presente na interação humana. O Coach Ontológico proporciona uma forma mais efetiva e profunda de ouvir, que melhora a comunicação e as relações. É essencial para estabelecer confiança e entendimento. Ouvir é parte fundamental do processo de crescimento.

Os tradicionais ignoram as emoções humanas e tentam suprimir. O enfoque renovado sobre a humanidade requer um conhecimento das emoções humanas. As emoções negativas, tem um efeito negativo nos resultados; as emoções são combustíveis que gera produtividade, qualidade e satisfação do ser humano.

O corpo está presente quando a gente ouve e fala com as pessoas. Falar não está limitado as cordas vocais, e sim, de forma muito sutil e poderosa. A postura pode aprisionar em ânimos negativos e afetar o ouvir e o falar.

Emoção, linguagem e corpo! Quer encontrar o equilíbrio? Deseja se aproximar da sua coerência pessoal? Ter um Coach em sua vida é libertador!

Coach Ontológico é muito mais, veja…

É acompanhar a outros em um processo de aprendizagem que busca expandir o poder de ação, a efetividade e o bem-estar através da ampliação das interpretações que temos acerca de nós mesmos, dos outros e do mundo. Ou seja, de nossa particular maneira de habitar o mundo.

O coaching se alimenta de múltiplas disciplinas. Vem de algumas muito antigas, como a arte de escutar, a de recordar, a de gerar contextos sagrados; e de outras mais novas, como a filosofia da linguagem ou uma nova ontologia, a biologia do conhecimento e a teoria de sistemas. Além disso, convive com outras disciplinas que estão nascendo simultaneamente, tais como a teoria da complexidade e a teoria do caos, com seus distintos olhares sobre a inteligência emocional, corporal e espiritual.

O Coaching Ontológico está fundamenado, entre outras correntes filosóficas, na Ontologia da Linguagem, que têm entre suas principais premissas que como seres humanos nos constituímos na linguagem e através dela. Nossa história é um relato, uma história, e como tal podemos reinterpretá-la.

Que é então um Coach Ontológico?

Um Coach Ontológico é um tipo particular de Coach, capaz de observar como as pessoas constroem interpretações a respeito de sua existência, as quais se refletem em sua maneira de ser. Cada um de nós possui uma maneira de ser “única”, que nos influencia em tudo o que vemos e ouvimos ao nosso redor. Vivemos num mundo de interpretações -não de fatos- e nossa maneira de ser determina o quão exitosos seremos nos relacionamentos com os demais e conosco mesmos.

Através da arte da conversa, um Coach Ontológico é capaz de levar às pessoas a “tornarem-se conscientes” das interpretações que compreendem sua realidade e de apoiar as pessoas no desenvolvimento de interpretações que lhe abram maiores possibilidades de ação.

O que te ofereço?

Interpretações que abram possibilidades, desafia respeitosamente teus modelos mentais, teus julgamentos e crenças, tuas observações, para construir novas interpretações, que permitam a descoberta de novas ações e possibilidades; e te acompanho no desenho de ações que te abram novas possibilidades no mundo.