Curso de LifeCoach

treinamento5

 

  1. PARA QUÊ O COACHING?

Seja Bem Vindo(a) à  Escola Europeia de Líderes e a  Coach Giardino autorizado pela Asociación Internacional para profesionales del Coaching  AICM, em Espanha, em caráter internacional.

O Coaching é um processo de desenvolvimento humano, no qual se estabelece uma relação de parceria, baseada na confiança e se facilita a reflexão do Cliente/Coachee, conduz à ação, sendo da responsabilidade do Cliente, os action steps gerados, a partir do seu estado atual, como forma de colocar em movimento a sua própria mudança ou a tangibilização de recursos, acedendo ao seu potencial, com foco nos objetivos que deseja alcançar – o seu estado desejado.

O Coaching é usado em diversas áreas profissionais:

Como líder de equipe ou gestor de um negócio, pode aplicar o Coaching para desenvolver os profissionais da sua organização, fortalecer as equipes ou tornar mais efetiva a força de vendas.

Como gestor de pessoas, encontra no Coaching um caminho metodológico, técnicas e ferramentas que suportam uma melhor articulação entre a gestão das expectativas e a definição clara de objetivos, valores, crenças, recursos, motivações, transições, e evolução na carreira.

Como psicólogo, psiquiatra, médico, terapeuta, pode usar o Coaching como um complemento aos conhecimentos e à prática aplicada que operacionaliza com os seus Clientes.

Como consultor ou especialista, pode usar o Coaching como uma nova abordagem na qual integra as ferramentas que já aplica, mas num formato fundamentalmente baseado na pergunta não opinativa.

Como educador, professor, formador ou mentor, pode recorrer ao Coaching para facilitar aos seus educandos, estudantes, formandos ou mentees processos nos quais atingem um maior desempenho, diminuindo as interferências e ativando ainda mais o seu potencial.

O Coaching pode ajudá-lo a oferecer mais serviços aos seus Clientes atuais e a abrir-lhe novas oportunidades em outros potenciais Clientes e mercados.

O trabalho é feito com pessoas, apoiando-as de alguma forma, no seu desenvolvimento, então o Coaching é importante para si.

Refletindo sobre os benefícios do Coaching como processo de desenvolvimento humano, indicam-se algumas sugestões para onde apontam esses impactos reconhecidos como proveitosos a nível internacional por diversos estudiosos e autores, profissionais e peritos em intervenções de facilitação do Coaching, e também com base no feedback do Cliente de Coaching, para a melhoria holística do indivíduo e dos sistemas onde se move, nomeadamente, a família, a sociedade, as organizações no mercado doméstico e no cenário internacional:

Benefícios do Coaching:

O Coaching permite aprofundar o seu autoconhecimento sobre: o que o move, o que o impede, o que deseja alcançar em vários eixos da vida, como pode reduzir interferências e potenciar o estado de recursos. O Coaching dá-lhe esse espaço, criando passos metodológicos próprios para que faça esse percurso de desenvolvimento, passando a focar soluções e não somente obstáculos, conscientizando a melhor versão de si mesmo, nutrido pela experiência, aprendizagens e sabedoria do seu passado, e uma visão clara sobre o presente apontado ao futuro, e sobre o caminho entre o estado atual e o estado desejado, do qual é coautor.

Nesse sentido, permite melhorar a clareza na definição e alinhamento das suas metas e valores.

Permite o aumento da prosperidade intrínseca, com diminuição da intensidade do hábito de ajuizar os outros a priori, com impacto extrínseco e melhores perspectiva de médio e longo prazo.

Facilita a autoaprendizagem e a focalização para o que é realmente valioso, com incremento do sentido de oportunidade nos momentos em que deve ser mais diretivo ou menos diretivo, e da pro atividade.

Apoia a estruturação do sentido de pertença (belonging) e restaura laços, criando novos insights sobre o contributo na comunidade, seja ela a família, a sociedade, a empresa, o país ou o grupo de interesses comuns.

Estimula os lados intelectual e intuitivo no desenvolvimento pessoal esférico.

Proporciona um maior grau de equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira, dotando a Pessoa de um maior sentido de integração das partes para harmonização dos vários aspetos da vida, muitas vezes artificialmente “separados”.

Pelo fato de estimular a reflexão do que é verdadeiramente importante, pode catalisar a descoberta do propósito de vida.

Permite reduzir os níveis de estresse, por instalação de um maior nível de tranquilidade e flexibilização mental, emocional e espiritual (valores e meaning making).

Facilita a melhoria da qualidade de vida pela diminuição ou mesmo eliminação dos bloqueios psicológicos, internos e pessoais.

Como processo de melhoria do “jogo interno”, permite o aumento do poder pessoal, por incrementos na autoestima e do sentido de utilidade, de disponibilidade para o outro, tão importante em funções de suporte a terceiros, como os cargos de liderança, nos quais se procura reconhecer comportamentos observáveis modelares a seguir, de quem nos guia.

Como tem impacto sistêmico no indivíduo como um todo, estende o seu efeito à melhoria e aprofundamento dos relacionamentos.

Faz sentido para o incremento da criatividade e do espírito empreendedor.

Impacta positivamente o aumento e melhoria consistente do desempenho global, quer pessoal, familiar e social, quer profissional.

A base deste curso é o Coaching Congruente, que é uma abordagem metodológica integrada, a qual permite operacionalizar o melhor de si e dos seus Clientes (no contexto da relação profissional de Coaching).

  1. O QUÊ? DE QUE CURSO SE TRATA?

O Curso de Certificação Internacional em Coaching, com Coach Giardino e Escola Europeia de Líderes – EEL,  pode  representar  uma  transformação na forma como  atua  com  as  tarefas,  questões,  inquietações,  ambições,  situações, dilemas, desafios pessoais e profissionais, com impacto inovador na forma de pensar e de colocar em ação, preparando-o para o trabalho profissional enquanto International Certified Coach. Esta mudança, é acima de tudo, de perspectiva, pois se o profissional tem sido treinado para ser um perito numa área específica ou em várias, dando a sua opinião, com este curso, aprende a dialética da arte de fazer perguntas – maiêutica socrática – não dando respostas, mas facilitando um processo de descoberta no outro, pela utilização profissional das perguntas poderosas e outras ferramentas de Coaching, num formato de conversação especializada de Coaching, que tem passos metodológicos e uma estrutura de base a integrar e praticar, desde o ponto em que a “técnica” se tornará “atitude”. Este curso confere-lhe reconhecimento nacional e internacional, como International Certified Coach, para que possa trabalhar como Coach em qualquer país, com o respectivo reconhecimento do programa e dos standards de qualidade que a  EEL –Escola Europeia de Líderes e Coach Giardino preconizam. Este curso foi avaliado de forma isenta e independente, em conformidade com University Standard.

Como se trata da certificação base concedida pela EEL – Escola Europeia de Líderes e  Coach Giardino (level one), pode trabalhar na área de Life Coaching, Business Coaching (level two), Executive Coaching (level thrre) e Team Coaching, já que o programa cobre as habilidades básicas requeridas para o trabalho nessas áreas (é o nível base, transversal ao trabalho de Coach), ou seja, as ferramentas e a metodologia aprendidas são de aplicabilidade em qualquer uma destas vertentes do Coaching.

Timothy Gallwey:

“Coaching é uma relação de parceria que revela/ liberta o potencial das pessoas de maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas”.

 John Withmore :

“O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o se desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar”

A principal ferramenta trabalhada neste curso é o próprio Coach em termos atitudinais, em termos de skills específicos e de aplicação prática coerente dos conhecimentos desenvolvidos sobre as ferramentas de Coaching que fazem parte do programa do curso. Este curso está desenhado e estruturado em forma a conferir aos participantes: conhecimento, competências técnicas, habilidades, capacidades de realização de sessões de Coaching e auto desenvolvimento.

Este curso não é terapia, aconselhamento, consultoria ou psicometria – é de fato um momento de aprendizagem e capacitação humana com muito impacto na forma como encara, em primeira instância, a facilitação do seu próprio desenvolvimento, e posteriormente, o desenvolvimento de terceiros, de uma forma profissionalizante.

  1. A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO?
  • Profissionais que desejam exercer a profissão de Coaches, ficando habilitados à prática do Coaching profissional.
  • Profissionais que procuram uma nova oportunidade profissional, reforçando a sua experiência e currículo, para uma melhor capacitação como líderes de equipes em empresas.
  • Profissionais que desejem desenvolver-se a nível pessoal e profissional, mesmo que não desejem exercer a profissão de Coaches.
  • Profissionais integrados em organizações, habituados a ouvir dos colegas expressões como: “Devido a vicissitudes várias…”; “É da crise…”, “Não sei quem foi, só sei que eu não sou o culpado…”, “Vou aguardar…”, “É impossível”, “A vida é dura…”, etc., e que desejem ser agentes de mudança de mindset e um modelo a seguir, com visão de superação e uma abordagem solution oriented, com capacidade de influenciar o contexto, a partir de um locus de controle interno.

Não precisa de ter noções específicas de Coaching para ingressar neste curso. Os requisitos que estamos a considerar é Experiência de vida, Atitude e Comportamento Éticos, Motivação, e Empenho do participante neste empreendimento em poder, primeiro, transformar-se do ponto de vista do desenvolvimento pessoal/profissional e, depois, poder ajudar outros em processos idênticos, respeitando a confidencialidade, a ética e as dinâmicas que cada colega de curso vai trazer para o ambiente informal de “aprendizagem horizontal” (saber saber e saber fazer) e de “aprendizagem vertical” (saber ser) proporcionados.

Aos participantes, e num contexto de grande proximidade, só se torna necessário  o seguinte:

  • Tenacidade inata para aprender.
  • Capacidade para desaprender, por vezes.
  • Gosto pelo desenvolvimento pessoal-profissional.
  • Vontade de contagiar outros com o poder do Coaching.
  • Disciplina orientada à execução da prática de Coaching supervisionada.
  • Mente aberta e disponibilidade para introduzir novas ferramentas de Coaching na prática cruzada com os colegas e de forma intensa, nos quais vai aprender a realizar de forma profissional, uma conversação especializada de Coaching, conducente a um processo de reflexão-ação por parte do Coachee ou Cliente.
  1. BENEFÍCIOS DO CURSO
  • Fica habilitado à prática do Coaching profissional no contexto da “emergente” atividade profissional do Coaching em Brasil e no mundo.
  • Por inerência dos conteúdos e da metodologia do Coaching aprendida, promove o seu próprio desenvolvimento e capacitação para se focar nos seus objetivos, valores subjacentes e prioridades.
  1. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
  • Conferir competências pessoais e profissionais de elevada qualidade, mundialmente reconhecidas para a prática profissional do Coaching.
  • Habilitar os Coaches certificados para o exercício da atividade de Coaching, como Coaches independentes ou como Coaches internos em empresas que valorizam a integração indoors da figura do Coach profissional.
  • Dominar uma conversação especializada de Coaching, respectivos conceitos e a aplicação prática de ferramentas de Coaching em sessões de Coaching.
  • Conhecer as técnicas de domínio do diálogo interno para o desenvolvimento pessoal e a autoconsciência, numa vertente de aplicação prática com impacto tangível na esfera pessoal e profissional.

 

PROGRAMA DO CURSO Curso de Certificação Internacional em Life Coach

        1    MÓDULO 1

  • O que é o Coaching, como se operacionaliza, benefícios.
  • Os diferentes tipos de Coaching.
  • Diferença entre Coaching e outras abordagens, como Mentoring, Aconselhamento, Terapia, Formação, Consultoria, Ensino.
  • O que faz um Coach – recursos internos, skills e habilidades.
  • Os mitos do Coaching.
  • Modelo e metodologia.
  • Método básico de Coaching.
  • Propósito, missão, valores e visão.
  • Hierarquia das necessidades humanas.
  • Padrões de comportamentos.
  • Os quatro sistemas de ferramentas.

         2     MÓDULO 2

  • Ferramenta de trabalho em Coaching
    • Interna
    • Externa
  • Tipos de Coaching
  • Qualidades e competências do Coach.
  • Diferença entre um Coach e um Coach excelente.
  • Aspectos claves do êxito em Coaching com os clientes.
  • Desenvolvimento efetivo de metas e objetivos.
  • Desenho do plano de açao.
  • Ferramenta 360º

      3     MÓDULO 3

  • O Coachee.
  • Competências básicas de Coaching nas sessões.
  • Limitações do Coachee no processo de formação.
  • As sessões de Coaching.
    • Como se realizam
    • Estrutura
  • Tipos de sessões e meios para realizar.
  • Pontos vitais das sessões de Coaching.
  • Bloqueios dos Coachee e seus catalizadores.
  • Como aumentar a capacidade de receber Coaching.
  • O hábito de deixar para depois. A procrastinação.

       4      MÓDULO 4

  • Inteligência emocional – onde tudo começou.
  • O Coach emocionalmente inteligente.
  • Necessidades psicológicas fundamentais e a sua vinculação emocional.
  • Identificando emoções. Tipologia emocional.
  • Emoções básicas e universais: tristeza, medo e raiva.
  • O aspiral do ressentimento; culpa e vitimismo.
  • Expressando emoções.
  • O processo emocional básico.

        5      MÓDULO 5

  • Significado das emoções: necessidades e emoções.
  • Estrutura emocional tipologia: emoções primarias, secundaria e instrumental.
  • Regulação emocional.
  • Pro atividade.
  • Como o Coaching proporciona as mudanças de atitudes.
  • Desafio (lembranças).
  • Quebrar esquemas e histórias.
  • Conflito e sua resolução.
  • KAIZEN Coaching.
  • Coaching e EMPOWERMENT.